Dica de saúde: Atividade Física

Uma Boa Saúde não está relacionada com uma boa medicação, mas com mudança de hábitos e atitudes.

Você não precisa ser um atleta, pratique esporte com disciplina e como parte de seu tratamento de saúde, ou por medidas preventivas. Praticar esporte não significa se tornar um atleta de um dia para o outro.

Praticar uma atividade pode ser uma caminhada, ou uma hidroginástica, academia, seja disciplinado, porém é importante reconhecer seu limite físico e ganhando condicionamento físico de forma gradual e regular. O importante da atividade física não é a perda de peso, mas sim o condicionamento físico.

O que é condicionamento físico? O condicionamento físico em relação a saúde estende-se á capacidade do seu coração e seu pulmão em conjunto com o músculo esquelético trabalhar de um forma que seu corpo produza energia suficiente para tarefas diárias causando o mínimo de dor e cansaço. Isso traz uma qualidade de vida saudável.

Quando realizamos atividade física, melhoramos tanto os movimentos do coração quanto a facilidade do sangue de passar pelas artérias, e o retorno deste mesmo sangue depois pelas veias. Para quem tem pressão alta, uma caminhada de vinte a trinta minutos três vezes por semana de forma regular e com continuidade faz com que se quebra a chamada resistência vascular (A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total).

A atividade física como falamos é a prática de esporte para fins de condicionamento físico. Faz parte de um tratamento médico ou como uma prática pessoal com objetivo preventivo.

Você não precisa ser um atleta! Ser atleta é buscar desafios maiores, marcas e recordes, com empenho muito maior e necessidade de acompanhamento multi profissional, para se evitar lesões.

Seja saudável, faça atividade física, busque pequenos desafios, metas cujo objetivo seja qualidade de vida e saudável!

Dr. Carlos Costa – CRM/SC 7.222

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *